domingo, 24 de maio de 2009

Ney Junior garante que a "dobradinha" Rosalba-Agripino ganha eleição em 2010

Política, Jornal Metropolitano
Matéria publicada em 24 de abril de 2009


O vereador Ney Lopes Junior (DEM) acredita no favoritismo da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) para a disputa do governo do Estado nas próximas eleições. O vereador, que está em seu primeiro mandato, diz que essa avaliação fica clara quando se analisa o atual cenário político. Ney Junior também acredita que o senador José Agripino seja o campeão de votos na corrida por uma das duas vagas no Senado Federal e adianta que seu pai, o ex-deputado Ney Lopes poderá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

"Analisando o cenário político sobre o pleito de 2010 fica claro que, tanto no interior, quanto em Natal, em virtude das eleições municipais de 2008 em que a senadora participou efetivamente, Rosalba Ciarlini é a favorita", disse o vereador.

Ney Lopes Junior adverte que, mesmo que a senadora lidere todas as pesquisas e que atualmente seja a favorita, não existe ganhador de véspera. O vereador relembra as eleições de 2006, em que o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), aparecia como grande favorito ao posto de governador e saiu derrotado no final.

"Não podemos cantar vitoria antes do tempo, pois ninguém ganha de véspera. Em 2006 o senador Garibaldi tinha uma imensa vantagem sobre o segundo lugar e no final quem ganhou foi dona Wilma de Faria, se reelegendo com uma grande vitória", disse.

Com cinco pré-candidatos à sucessão da governadora Wilma de Faria (PSB), quatro da situação (deputado Robinson Faria, deputado João Maia, ex-prefeito Carlos Eduardo Alves e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza) e apenas a senadora Rosalba Ciarlini como pré-candidata pela oposição, o vereador Ney Lopes Júnior lembra que ainda é muito cedo para se fazer conjecturas.
"Hoje não temos mais aquele quadro de antes, com um grupo político de um lado e, o outro, como adversário do outro lado. Hoje tem Maia com Alves, situação com oposição, todo mundo junto, conversando e se entendendo para ver como fica a situação para o próximo ano, por isso, o eleitor não tem uma posição mais clara e firme sobre em quem vai votar no cargo de governador do Estado nas próximas eleições", disse o vereador.
Sobre a situação do partido Democratas para as próximas eleições, o vereador de Natal, considera confortável, pois além da boa posição de Rosalba, tem o senador José Agripino que poderá sair do pleito como o mais votado, ganhando, assim, uma das duas cadeiras que serão disputadas, embora o parlamentar entenda que os dois candidatos são fortes o que possa inviabilizar uma possível aliança com outros partidos, pois o DEM ficaria com a indicação de uma das duas vagas para o Senado Federal e com a indicação para a disputa do Governo do Estado.
Caso seja confirmada a candidatura dos senadores José Agripino e Garibaldi Alves para a reeleição e a da governadora Wilma de Faria para as duas vagas do Senado Federal, Ney Lopes Junior acredita que o senador José Agripino venha a se beneficiar com a disputa em virtude da última disputa entre Garibaldi e Wilma está latente na mente do eleitorado potiguar.
"O eleitor de Wilma vota nela, como primeiro voto, mas não volta em Garibaldi, como segunda opção, para o Senado. Já o eleitor de Garibaldi, que vota primeiro nele, porém, não vota em Wilma como segundo voto. Por isso, o senador José Agripino se beneficiaria e ganharia além os votos de seus eleitores, como primeira opção, o segundo voto dos wilmistas e dos garibaldistas", analisa o vereador, destacando que tudo ainda vai passar por mudanças, pois as coligações são quem ditam as regras finais da disputa.
"Mas se continuar como está, com uma tríplice disputa para o Senado, José Agripino poderá ser o grande beneficiado", disse Ney Júnior.
Questionado sobre o destino político de seu pai, o ex-deputado federal Ney Lopes (DEM), que perdeu nas últimas eleições ao sair candidato a vice-governador ao lado do senador Garibaldi Alves Filho, o vereador disse que tanto ele quanto seu pai poderá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas próximas eleições.
"O ex-deputado Ney Lopes está fora da política, por enquanto, pois perdeu a disputa para vice-governador em 2006, mas ainda tem muito serviço a prestar ao Rio Grande do Norte, e se depender da minha vontade, ele disputará uma vaga de deputado estadual", disse.
O vereador destaca que essa é sua opinião, mas que a vontade do ex-deputado Ney Lopes é de disputar uma vaga no Senado Federal ao lado do senador José Agripino. "É um sonho de criança, o ex-deputado Ney Lopes espera um dia ter a oportunidade de disputar o cargo de senador", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário