domingo, 23 de agosto de 2009

Emoção marca homenagem à Escola Doméstica de Natal

Correio Geral, Correio da Tarde
Matéria publicada em 20 de agosto de 2009

Fundada por Henrique Castriciano em 1914, a Escola Doméstica de Natal (ED) completa 95 anos compartilhando sua história com a de Natal. Na noite desta quarta-feira (19), a Escola recebeu homenagens da Câmara Municipal do Natal, em sessão solene proposta pelo vereador Raniere Barbosa (PRB).

O modelo educacional adotado pela instituição e seus esforços para educar a mulher foram destacados pelo propositor da homenagem. "Não se pode falar de educação sem amor. Essa é a premissa traçada e seguida desde as origens da Escola Doméstica ao longo da sua história. Amor a todas as crianças e jovens que fazem parte. É muito bom exaltar a história da ED, que ajudou a criar cidadãos", falou o parlamentar.

A trajetória da educadora e diretora da Escola, Noilde Ramalho, foi narrada pelo vereador. Emocionada, ela agradeceu a honraria. Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi protagonizado pelo pequeno Pedro Henrique, que estuda no colégio Henrique Castriciano. Com apenas 10 anos, ele já faz parte da Academia Juvenil de Letras, escrevendo e recitando poesias. No seu discurso, o estudante arrancou sorrisos e aplausos de todos os presentes pela sua espontaneidade.

Ex-aluna da ED, a vereadora Júlia Arruda (PSB), disse que sentia o orgulho por ter feito parte da Escola. "Essa instituição que só engrandece o ensino do nosso Estado", ressaltou. Além das alunas, ex-alunas e professores, os parlamentares Ney Júnior, Chagas Catarino, George Câmara e Hermano Morais prestigiaram a solenidade.

Outras autoridades que marcaram presença no plenário Erico Hackradt foram o presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima, o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de educação, Urbano Batista, o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Estado, Alexandre Marinho, e o reitor da Farn, Daladier da Cunha Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário