domingo, 23 de agosto de 2009

Política com Capa, O Jornal de Hoje
Matéria publicada em 17 de agosto de 2009



Dos 21 vereadores da Câmara Municipal de Natal pelo menos sete deverão ser candidatos a deputado estadual e deputado federal nas eleições de 2010. Existe também a possibilidade de candidatura do vereador Paulo Wagner ao Senado, representando o Partido Verde numa chapa majoritária, reivindicação externada por vários integrantes do partido.

Apresentador de televisão e vereador eleito em 2008 com 14.444 votos, Paulo Wagner aparece bem situado na pesquisa do instituto Seta Pesquisas Técnicas realizada em Natal entre os dias 5 e 7 deste mês, obtendo um empate técnico com a governadora Wilma de Faria (3,42 a 3,01 na espontânea e 16 a 20,06 na estimulada).

O vereador Adão Eridan, do PR, admite que poderá ser candidato a deputado estadual, desde que o presidente do seu partido, deputado João Maia seja candidato ao Governo do Estado. Com expressivo reduto eleitoral no bairro de Felipe Camarão, Adão Eridan obteve 25.885 votos na última eleição para deputado estadual, só não sendo eleito devido a legislação eleitoral que levou para a Assembleia Legislativa candidatos menos votados. Do total de 25 mil votos obtidos, Adão Eridan obteve 21 mil na capital e o restante no interior do Estado. Quem também deverá ser candidato a deputado estadual é o vereador Ney Júnior, do DEM. Ney obteve 5.820 votos à Câmara Municipal e exerce o primeiro mandato legislativo. O democrata é filho do ex-deputado federal Ney Lopes de Souza.

Outro que deverá ser candidato a deputado estadual é o médico oftalmologista, Albert Dickson. O vereador do PP exerce o seu primeiro mandato e projetou-se como relator da CEI - Comissão Especial de Investigação, que investiga o caso dos medicamentos desperdiçados na Secretaria Municipal de Saúde no governo passado. Também está confirmada a candidatura do vereador Dickson Nasser para deputado estadual pelo PSB, partido liderado no Estado pela governadora Wilma de Faria. Atual presidente da Câmara Municipal e da Fecam - Federação das Câmaras Municipais, Dickson Nasser segue a orientação política do deputado Rogério Marinho, que recentemente rompeu com a governadora e filiou-se ao PSDB, e é candidato à reeleição em 2010.

Vereador pelo partido do vice-presidente da República José Alencar, o PRB, Raniere Barbosa também é cotado para concorrer a mandato de deputado estadual. Raniere obteve 9.516 votos em Natal no ano passado e tem atuação destacada no exercício do mandato na Câmara Municipal com participação efetiva nos debates e proposições do Legislativo. Raniere, entretanto, tem dito que sua prioridade e cumprir o mandato para o qual foi eleito em 2008.

Consta ainda na lista dos candidatáveis a deputado estadual os vereadores Hermano Morais, do PMDB, Sargento Regina, do PDT e Franklin Capistrano, do PSB. Hermano teve seu nome cotado pelo partido para ser candidato a prefeito de Natal na última eleição, mas o partido decidiu apoiar a candidatura da petista, Fátima Bezerra. Sargento Regina foi eleita com basicamente votos da Polícia Militar onde tem tido destaque nos movimentos reivindicatórios da corporação. Franklin Capistrano é médico psiquiatra e conquista votos através de um trabalho social nos bairros mais afastados da capital. O vereador Adenúbio Melo, do PSB, que tem votação destacada no segmento evangélico, examina a possibilidade de ser candidato a deputado federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário