sábado, 1 de agosto de 2009

Vereador presta contas de atividades realizadas durante viagem a Lisboa

Coluna Liege Barbalho, Tribuna do Norte
Nota publicada em 11 de julho de 2009

Élida Mercês Repórter de Política

Depois da polêmica sobre a inclusão de seis vereadores na comitiva da prefeita Micarla de Sousa (PV) para participar da semana de Natal em Lisboa, no início de julho, o vereador Júlio Protásio (PSB) apresentou um relatório sobre as principais atividades das quais participaram no período em que esteve em Portugal. Segundo o parlamentar, a iniciativa tem como objetivo prestar contas à população das atividades que foram desenvolvidas pelos representantes da Câmara Municipal.

Para Júlio Protásio, houve uma grande celeuma em relação às viagens feitas pelos parlamentares em todo o país, porém, a "comitiva potiguar participou de mais de 30 atividades e por isso a divulgação é fundamental". "Estou de peito lavado por estar mostrando para a sociedade, e para os colegas vereadores, que fomos à Portugal para trabalhar e representar a Casa.

Prestar contar é o papel do vereador, mas esta é a primeira vez que isso é feito. Espero que possamos estabelecer esta regra para os detentores de mandatos que viajam em missões, para mostrar que não estão a passeio e sim a trabalho", enfatizou.

Júlio Protásio, Edivan Martins (PV), Dickson Nasser (PSB), Ney Júnior (DEM), Paulo Vagner (PV) e Júlia Arruda (PSB) foram convidados a integrar a comitiva. Três passagens foram pagas pelo poder executivo municipal e outras três foram pagas pela Câmara. "Como a vereadora Júlia Arruda e o vereador Paulo Vagner desistiram da viagem e os bilhetes já tinham sido emitidos, a Câmara pagou apenas a multa", explicou Júlio Protásio. Ele disse ainda que as críticas foram originadas em um grupo político que levantou a bandeira da oposição. "A sociedade viu relatos importantes sobre a geração de negócios e políticas entre Natal e Lisboa que serão concretizadas durante a semana de Lisboa em Natal, que acontecerá de 16 a 21 de julho, com a participação de uma comitiva formada por 40 pessoas que finalizarão aqui os negócios iniciados em Portugal", observou.

Dentre os eventos mais importantes, Júlio Protásio destacou a Visita ao parque Expo onde tiveram a oportunidade de conhecer sobre a reconstrução da área portuária de Lisboa e a sua transformação em um bairro modelo, que hoje conta a água, gás, luz, saneamento e recolhimento do lixo são todos subterrâneos. "Além disso, destacamos a visita à Assembléia Municipal de Lisboa, que possibilitou a troca de informações sobre a atividade política; a visita ao centro de arbitragem de conflitos de consumo, com a Natacha Aguiar, com a troca de informações sobre o direito do consumidor da cidade de Lisboa e da comunidade Européia e o direito brasileiro, que participará de uma audiência pública em Natal; e a participação na rodada de negócios entre os nossos empresários e os de Lisboa", disse.

Meio ambiente
A Câmara Municipal de Natal aprovou esta semana, à unanimidade, o projeto de lei apresentado pelo vereador Júlio Protásio que dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias de automóveis plantarem uma árvore a cada dois carros vendidos, com o objetivo de compensar os danos causados ao meio ambiente. O vereador acredita que, dentro de 15 dias, o projeto chegará para a apreciação da prefeita Micarla de Sousa que pode tem a prerrogativa de vetar ou sancionar a matéria. "A tendência é que ela até comemore a aprovação desta iniciativa pelo fato de ser uma ambientalista. Além disso, as concessionárias poderão firmar parceria com a prefeitura, ONGs e empresas privadas para viabilizar o plantio, que terá orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Aqueles que não cumprirem a lei serão multados", afirmou Júlio Protásio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário