sábado, 1 de agosto de 2009

Vereadora propõe sessões de segunda a sexta na Câmara

Política, JH Primeira Edição
Matéria publicada em 12 de junho de 2009

A Câmara Municipal de Natal (CMN) pode passar a realizar sessões de segunda a sexta-feira. A proposta partiu da vereadora sargento Mary Regina (PDT), e deverá ser apreciada por um conjunto de parlamentares, que analisarão as mudanças necessárias para compor um novo regimento interno para a Casa, conforme pedido do vereador Ney Lopes Júnior (DEM). Hoje, são realizadas apenas três sessões plenárias na CMN durante a semana, nas tardes de terça a quinta-feira.

A idéia da vereadora, que faz parte da bancada oposicionista, é possibilitar mais tempo para os legisladores municipais se debruçarem sobre os projetos que serão votados para a cidade. "Todo trabalhador assalariado trabalha até o sábado. Nós devemos entender que nosso mandato também é um emprego e devemos ocupar todos os espaços possíveis para apreciar os projetos de Natal", disse Regina.

Mas, pelo menos por enquanto, a idéia ainda está longe de ser concretizada. Primeiro, deverá ser atendido o pedido do vereador Ney Júnior, que, como advogado, desde que assumiu seu lugar na Câmara, tem elencado uma série de problemas nas regras impostas pelo regimento interno para a CMN.

Em contrapartida, a proposta de Regina já começa a ganhar adeptos. O vereador Raniere Barbosa (PRB), também representante da oposição, já partiu em defesa da mudança, elogiando o que seria, para ele, "uma quebra de paradigma". Mas, o perrebista enfatiza a necessidade de se discutir a reformulação de toda a lei interna.

"O regimento tem que ser revisto em sua totalidade, tem muitos artigos ambíguos dentro do regimento. Vamos fazer tudo com ampla discussão para deixar nossa lei mais moderna e eficiente", diz Raniere Barbosa, que também cobra mudança no regimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário