sábado, 1 de agosto de 2009

Vereadores decidem convocação de Carlos Eduardo amanhã

Correio Político, Correio da Tarde
Matéria publicada em 16 de junho de 2009

Apesar da proteção dos ex-secretários municipais de saúde, Edimilson Albuquerque e Aparecida França, ao nome do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), durante os depoimentos que prestaram ontem à Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos medicamentos, o ex-gestor deverá ter sua convocação anunciada pelos vereadores amanhã, após reunião entre os membros da comissão.

O ex-prefeito deverá prestar esclarecimentos sobre as irregularidades constatadas na compra, no armazenamento e na distribuição de remédios em sua gestão, que provocou o desperdício de cerca de R$ 13,6 milhões, só em 2008, de acordo com o relator da comissão, vereador Albert Dickson (PP).

O relator da CEI, Albert Dickson (PP), adiantou que se posicionará a favor da intimação do ex-prefeito. Os demais vereadores (Hermano Morais, Ney Lopes Júnior, Heráclito Noé e Paulo Wagner) preferem avaliar os documentos cedidos pela prefeitura e os outros depoimentos, antes de tomar uma decisão. Mas a tendência é que os demais membros acompanhem o relator.

Ontem, Aparecida França e Edimilson Albuquerque mostraram sintonia nos depoimentos. Ambos admitiram saber das péssimas condições de acondicionamento dos remédios e culparam a burocracia do setor público pela situação. Eles negaram que tenham passado a situação para o ex-prefeito. Os ex-secretários também creditaram o acúmulo de medicamentos vencidos à demora no recebimento, às mudanças nas prescrições médicas e à falta de estrutura de trabalho.
Durante o depoimento da ex-secretária, o vereador Ney Lopes Júnior (DEM) revelou que as fornecedoras de medicamentos à Secretaria Municipal de Saúde doaram verba para a campanha de Aparecida França, que foi candidata a vereadora na última eleição.A ex-secretária disse que não existe escolha de laboratórios para comprar os remédios. Segundo a ex-gestora, toda compra era feita por licitação.

A CEI dos medicamentos já ouviu 33 pessoas. Na próxima quinta-feira, 18, serão ouvidos os depoimentos de engenheiros da empresa responsável pela reforma do galpão, que prestarão esclarecimentos sobre o contrato, e o ex-diretor do centro de zoonoses de Natal, para ser questionado sobre o recebimento de 20 toneladas de veneno para ratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário