Correio Político, Correio da Tarde
Matéria publicada em 18 de julho de 2009
Lisboa e Natal juntas no Palácio Padre Miguelinho. Ontem (17), a Câmara Municipal prestou homenagens a 10 deputados municipais e vereadores portugueses em sessão solene onde estiveram presentes várias autoridades natalenses, entre parlamentares, secretários, a prefeita Micarla de Sousa e a senadora Rosalba Ciarlini.
Na ocasião, foi assinado um decreto – de autoria do vereador Franklin Capistrano (PSB) - que declara Natal como cidade co-irmã de Lisboa. Os hinos do Brasil e Portugal, entoados ao som de flauta, deram início à solenidade, em que oito diplomas de honra ao mérito foram entregues às autoridades portuguesas. O vice-presidente da Assembleia lisboeta, Nelson Antunes, recebeu o diploma e uma medalha.
A visita dos lisboetas é uma oportunidade ímpar de estreitar os laços entre Natal e Lisboa, na visão do presidente da Câmara do Natal, vereador Dickson Nasser (PSB). “É uma grande conquista para Natal”, reiterou Nasser.
Já o presidente da Câmara de Lisboa (cargo que corresponde no Brasil ao de prefeito), António Costa, foi agraciado com o título de cidadão natalense, proposto pelos vereadores Júlio Protásio (PSB), Edivan Martins (PV) e Ney Lopes Jr. (DEM).
Para Protásio, falar sobre a Semana de Lisboa em Natal é reverenciar todo o povo português, dando vazão ao sentimento de amizade. “Natal e Lisboa têm em comum muito mais que a sua natureza. Ambos temos a vocação para o turismo”, destacou o vereador, que narrou a trajetória de vida do prefeito lisboeta.
A importância do intercâmbio entre Natal e Lisboa para a superação da crise econômica foi a tônica do pronunciamento de Ney Lopes Jr. “As relações internacionais trazem confiança e atraem investimentos que geram empregos”, apontou ele.
Recitando poemas em forma de versos, Edivan Martins enalteceu a união de Natal e Lisboa. O pevista fez uma analogia poética entre as belezas naturais, a cultura e a história natalenses e lisboetas.
“Estamos inaugurando um novo tempo, quebrando as barreiras do atraso para trazer o crescimento, novas divisas, novas oportunidades empregos e dias melhores para nosso povo”, prenunciou o vereador, remetendo-se em trechos da sua fala à Camões, Fernando Pessoa e Pero Vaz de Caminha.
Através do estreitamento dos laços entre Portugal e Brasil, a União Européia e o Mercosul têm dado importantes passos, observou o prefeito lisboeta, se dizendo privilegiado por agora ser cidadão de Natal.
“A vontade comum é abrir as portas para que não só as águas do Potengi e do Tejo (rio de Lisboa) se misturem no oceano, como também a amizade e as relações entre os dois países. O Brasil é uma das grandes potências a nível mundial”, falou Antonio Costa.
Prestigiaram a solenidade também os vereadores Chagas Catarino (PP), Albert Dickson (PP), Maurício Gurgel (PHS), Júlia Arruda (PSB), Aquino Neto (PV), Heráclito Noé (PPS), Hermano Morais (PMDB), Luís Carlos (PMDB), Adão Eridan (PR), Paulo Wagner (PV), Enildo Alves (PSB) e Adenúbio Melo (PSB), assim como o embaixador de Portugal, João Salgueiro, o controlador geral do Estado, Jorge Galvão, o secretário municipal de turismo, Francisco Soares, o vice-prefeito Paulo Freire e empresários de Lisboa.
Dos políticos lisboetas, além do vice-presidente da Assembleia e do prefeito, foram à solenidade as deputadas Maria Luiza Vicente e Paula Teixeira, os deputados José Sobreda, Luiz Gonçalves, Rui Roque e Carlos Marques, a vereadora Manoela Juds e o secretário da União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas (UCCLA), Miguel Anacoreto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário