sábado, 12 de setembro de 2009

SAUDAÇÃO PÓSTUMA AO DR. CLAUDIONOR TELÓGIO DE ANDRADE, PROFERIDA PELO SEU NETO, VEREADOR NEY LOPES JÚNIOR

Site Refletores da Fama
Matéria publicada em 21 de agosto de 2009


Discurso do Vereador Ney Lopes Jr. em Homenagem ao Dr. Claudionor Telógio de Andrade

Senhoras e Senhores,
Ilustres colegas Vereadores presentes,

O Dr. Claudionor Telógio de Andrade nasceu em 21 de agosto de 1909, na cidade de São José de Mipibú, RN. Como promotor público prestou serviços nas Comarcas de Pau dos Ferros, Caraúbas, Assu e Acari. Foi juiz municipal nas comarcas de Pedro Velho, Augusto Severo, São Miguel, Apodi, Jucurutu e assistente jurídico da Prefeitura de Natal.

Após a redemocratização, exerceu os cargos de Secretário Geral do Estado, na interventoria de Ubaldo Bezerra; membro do “Conselho Administrativo do RN”, por nomeação do Presidente da República; procurador fiscal; advogado da Fazenda estadual e Consultor Geral do Estado.
Elegeu-se deputado estadual na 17ª legislatura constituinte e ordinária em 1947. Pelos seus notórios conhecimentos jurídicos participou ativamente como jurista dos trabalhos de elaboração e promulgação da primeira Constituição do Rio Grande do Norte, após o “Estado Novo”. Afastou-se da Assembléia Legislativa do Estado para investir-se nas funções de prefeito municipal da cidade de Natal. Como chefe do Poder Executivo natalense consta na sua mensagem à Câmara Municipal de Natal, em 1° de abril de 1950, pioneiramente, a proposta de criação da previdência social para os servidores municipais; iniciativa da legislação que isentou do imposto predial os servidores públicos estaduais e municipais; a alteração do Plano Diretor da cidade, estruturando o bairro de Lagoa Nova; o inicio dos trabalhos de construção de galeria de águas pluviais nos bairros de Petrópolis, Tirol e Ribeira; o estudo técnico para interligação do centro da cidade de Natal com a praia da Ridinha e um plano para a distribuição de pequenos lotes de terreno nas Rocas e no Alecrim, às pessoas carentes.

Na vida pública, desempenhou, ainda, funções no governo estadual de Secretário de Estado do Interior e Justiça, tendo sido o primeiro titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, em virtude da extinção e transformação do cargo de Chefe de Polícia. Foi suplente de deputado federal, na legenda do partido que presidia no Estado – o Partido Social Trabalhista.

Durante quase duas décadas, presidiu a Ordem dos Advogados do RGN. Participou do Conselho Nacional da OAB e chefiou delegações de advogados para encontros e conferencias nacionais. Presidiu o Instituto dos Advogados do RN, órgão de cultura da classe; a Academia Potiguar de Letras (como membro efetivo) e o Partido Social Trabalhista (PST). Como jornalista profissional integrou o Conselho da Associação Norte-rio-grandense de Imprensa (ANI). Foi membro do “Conselho Técnico-Administrativo” da UFRN.

Pela sua atividade pública e profissional, o seu nome figura nos livros “Brasil e Brasileiros de Hoje, biografias”, de autoria do escritor baiano Afrânio Coutinho, membro da Academia Brasileira de Letras e “Rio Grande do Norte – Oradores”, do escritor conterrâneo Dr. Jurandyr Navarro, que nos honra com a sua presença nesta solenidade.

O Conselho Universitário da UFRN, por proposta do então Magnífico Reitor, Diógenes da Cunha Lima, outorgou-lhe, à unanimidade, o honroso título de Professor Emérito, por ter sido fundador da Faculdade de Direito e da UFRN.

Faleceu em Natal-RN, na Casa de Saúde São Lucas, em 09 de novembro de 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário