domingo, 18 de outubro de 2009

Atenção aos idosos é tema de audiência na Câmara de Natal

Política, Jornal Metropolitano
Matéria publicada em 9 de outubro de 2009

A Câmara Municipal do Natal realizou na manhã desta quarta-feira (7) uma audiência pública para discutir políticas públicas de apoio e proteção ao idoso no município do Natal. A iniciativa partiu dos vereadores Heráclito Noé (PPS) e Franklin Capistrano (PSB) que reuniram gestores e sociedade chamando atenção para uma realidade atual e que precisa de um olhar especial para a questão.

O início da audiência foi marcada pela apresentação de imagens chocantes de idosos vítimas de agressões em seus lares e descaso público sofridos diariamente por essa parcela social. "O que vemos são inúmeros descasos que sofre à população idosa do país. Muitas vezes são vistos como objetos sem utilidade, algo que incomoda. Não podemos compactuar com esse comportamento", indigna-se o vereador Heráclito Noé.

A presidente do Conselho Estadual dos Idosos, Etilde Gurgel, lembrou a importância do Estatuto do Idoso que regulamenta os direitos assegurados em lei. O conselho tem como atribuição cobrar e fiscalizar as instituições que recebem idosos. "Precisamos estar atentos aos desrespeitos aos idosos para não sermos coniventes com esses absurdos", alerta.

A presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Telma Targino, em seu discurso enfático, lamentou que a cultura da jovialidade despreze os idosos. Segundo ela, os discursos devem sair "do vazio" e partir para a prática da ação urgente e transformadora. Alguns dos pontos focados tratou da importância em incluir na grade curricular de ensino o protagonismo do idoso desde criança, bem como dificuldades estruturais de acesso.

"Os idosos de Natal precisam entrar no ônibus pela porta que todos entram e sair por onde todos saem. É um absurdo, não aceitamos, é um desrespeito a lei", afirma.

A promotora do Ministério Público, Rebeca Nunes, não concorda com a entrada de idosos, sem carteira de gratuidade, no contra-fluxo. Segundo ela, qualquer documento com foto assegura a gratuidade do idoso e não só com a exigência de cartão de gratuidade. "Hoje existe uma dificuldade ao acesso. Estamos ajuizando uma ação pública sobre esse caso. É vergonhosa a situação do acesso do idoso ao transporte coletivo em Natal", assegura.

Participaram da audiência os vereadores Edvan Martins (PV), Ney Jr (DEM), George Câmara (PC do B), Hermano Morais (PMDB), Paulo Vagner (PV), Júlia Arruda (PSB) e Raniere Barbosa (PRB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário