domingo, 18 de outubro de 2009

Telefonia // Projeto de lei municipal quer atendimento "humano"

Últimas Notícias, Diário de Natal
Matéria publicada em 16 de outubro de 2009

A Câmara Municipal do Natal aprovou ontem em segunda discussão um Projeto de Lei que obriga empresas de telefonia móvel e fixa a disponibilizar funcionários suficientes, em guichês, para atender aos clientes. Além disso, determina que cada cliente não deve passar mais de 30 minutos em fila. O Projeto de Lei 219/2009 já seguiu para sanção da prefeita Micarla de Souza e aguarda aprovação.

O vereador Ney Lopes Junior (DEM), autor do projeto, defendeu sua ideia durante as discussões e lembrou as dificuldades diárias que o consumidor passa ao tentar se comunicar com alguma empresa. "A coisa mais difícil é falar com um ser humano nesses serviços de 0800. O cidadão espera horas no telefone e no final não resolve seu problema. Outra coisa fácil de constatar é que em qualquer empresa dessas existem uns dez guichês de atendimento, mas apenas dois tem atendente. Aí o cidadão espera duas horas e quando chega ao caixa o funcionário diz: seu problema não é resolvido aqui", ressalta.

O vereador Bispo Francisco de Assis (PSB) também falou durante as discussões e destacou que apesar do Projeto do vereador Ney Lopes Junior ser no âmbito municipal, existe uma Lei Federal que obriga o atendimento por telefone em no máximo um minuto. "Qualquer um pode fazer o teste que não vai conseguir. É um absurdo!", frisou.

Ainda de acordo com o autor do Projeto de Lei, as empresas serão obrigadas a disponibilizar a quantidade de funcionários suficientes para atender em menos de 30 minutos de segunda a sexta-feira. Nos feriados o prazo de atendimento será esticado aos 45 minutos.

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