quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Briga e socos na Câmara

Política, Diário de Natal
Matéria publicada en 16 de dezembro de 2009
Por Jussara Correia

Servidores de Natal e representantes do Seturn entram em conflito por causa de projeto do auxílio transporte

A Câmara Municipal de Natal se transformou, ontem, num palco de discussões acaloradas entre vereadores e brigas que chegaram às vias de fato entre servidores e funcionários do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn), com direito a agressões físicas. O motivo foi um desentendimento quanto a inclusão, no regime de urgência, do projeto que transforma o auxílio trasporte em dinheiro, de autoria da vereadora Sargento Regina (PDT). Tal matéria não foi aprovada no regime de urgência, vai tramitar nas comissões e deve ser votada somente no próximo ano.
O debate iniciou quando o vereador Enildo Alves (PSB), que é líder da prefeita na Casa, disse que não votaria o projeto de Sargento Regina, pois não havia acordo para ele ser incluído na lista dos urgentes. "Me sinto enganado, pois minha assinatura foi colhida apenas para votar os projetos encaminhados pelo executivo. Houve uma gambiarra", disse Enildo, acusando o vereador Ney Lopes Junior (DEM), que colheu as assinaturas de todos os vereadores antes da sessão. "Se houve gambiarra eu renuncio ao meu mandato. Tudo o que eu disse está gravado. Eu disse que esse projeto era mais antigo e precisava ser votado em regime de urgência", declarou.

Por causa dessa atitude, Enildo Alves destituiu Ney Junior da condição de vice-lider da prefeita na Casa. "Um vice-líder não pode agir dessa maneira", disse Enildo. O vereador democrata, por sua vez respondeu: "Para ser vice-líder de um ditador, que não tem opinião e é totalmente submisso aos interesses da prefeita, eu prefiro não ser. Vou falar com Micarla e se ela quiser, eu saio da bancada governista", afirmou. Diante da retirada do projeto da pauta de urgência, Sargento Regina disse que é preciso evitar a presença de secretários do município em dia de votação. "Houve uma mudança de opinião depois que o secretário Augusto Viveiros esteve aqui. Além disso, os vereadores da bancada ficam recebendo ligações o tempo inteiro. Isso tem que acabar", afirmou.

Depois da polêmica, foram aprovados três projetos de autoria dos vereadores e cinco matérias do executivo, entre elas a que trata da criação de um Fundo Municipal do Turismo; da instituição, no plano local, do Estatuto de Apoio às Micro-empresas; a instituição de plantões para servidores da saúde e a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde do município.


Clima de tensão se estendeu ao plenário, onde vereadores trocaram acusações Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário