sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Fé marca encerramento da festa de Santos Reis

Natal, Tribuna do Norte
Matéria publicada em 07 de janeiro de 2010

A tradicional procissão com as imagens dos três Reis Magos e da Sagrada Família reuniu na tarde de ontem aproximadamente 20 mil fieis pelas ruas do Canto do Mangue, Rocas e Praia do Meio, segundo estimativas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Após um atraso de meia hora, fogos e bandeiras amarelas anunciaram a saída das imagens da igreja matriz de Santos Reis.


Marcelo Barroso
As ruas do bairro ficaram lotadas de fiéis durante a caminhada

As dificuldades de locomoção não atrapalharam dona Iraci Sousa, de 81 anos, que foi à procissão apoiada em uma bengala, com ajuda da filha. Ela já perdeu as contas de quantos anos participa do trajeto. “Há três anos quebrei o fêmur e tive que operar, mas não deixo de vir. Antigamente as pessoas vinham vestidas de vermelho, em homenagem a São Sebastião”, disse.

A católica Gelza Costa, 40 anos, se emocionou com a passagem das imagens, como faz há 25 anos. “Minha filha nasceu em 1984, de um parto complicado, e entrei em coma por dois meses, só acordei em 06 de janeiro”, disse com lágrimas nos olhos. Um exemplo de que a fé e a devoção transcendem as barreiras religiosas foi dada por
Maria Conceição.

Ela saiu da zona norte com o marido e os netos para acompanhar a procissão. O vestido branco e o colar azul se destacavam entre os fieis que carregavam uma bandeirola amarela. “Sou espírita e venho há 20 anos de branco em homenagem a Iemanjá”.

O padre da paróquia, Gilmar Pereira de Castro, mobilizou os participantes durante o trajeto. Há13 anos à frente da igreja ele foi transferido para a Paróquia de São Lucas, em São Gonçalo do Amarante. Ao final, uma missa campal foi celebrada pelo Monsenhor Lucas Batista como encerramento das comemorações, que este ano tiveram como tema “Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos e Missionários”.

O cortejo teve a presença de autoridades locais, como a Governadora Wilma de Faria, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, o deputado estadual Lavoisier Maia e os vereadores Ney Lopes Junior e Hermano Morais, além do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Kalazans Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário