segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Lei de combate à violência nos estádios não foi regulamentada em Natal

Esporte, O Mossoroense
Nota publicada em 17 de janeiro de 2010

Embora Natal tenha uma lei municipal de autoria do vereador Ney Lopes Jr. (DEM), que obriga a identificação do comprador de ingresso para partidas de futebol, o Campeonato Estadual vai começar no dia 24 sem que ela seja colocada em prática. A não-regulamentação da lei por parte da Secretaria Municipal da Juventude do Esporte e do Lazer (Sejel) fará com que os torcedores continuem indo aos estádios sem a devida identificação.

“Natal foi pioneira na iniciativa de combater atos de vandalismos nos estádios de futebol, mas é preciso operacionalizar a lei municipal. A cidade de Curitiba (PR) teve uma lei semelhante sancionada segunda-feira (11) pelo prefeito Beto Richa. Lá, a lei entrará em vigor com 90 dias e a proposta surgiu depois do vandalismo provocado no estádio Couto Pereira, na partida Coritiba e Fluminense, na última rodada da Série A. Tenho certeza que Natal poderá seguir os moldes da regulamentação do Paraná”, disse o vereador Ney Lopes Jr.

A Lei Municipal nº 0292/2009 determina que a identificação do torcedor seja realizada pela Sejel em conjunto com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) no ato de aquisição do ingresso que dá acesso aos estádios em Natal. “Essa é uma reação política aos atos de vandalismo provocados pelas gangues que se infiltram nas torcidas organizadas”, salientou o parlamentar. Todos os jogos em estádios com capacidade superior a 15 mil pessoas terão de exigir documento para cadastro dos espectadores. As punições, para quem não seguir as novas regras, vão, desde a advertência, multa e até fechamento do estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário