segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Restos de poda e lixo orgânico serão reaproveitados

Correio Político, Correio da Tarde
Nota publicada em 23 de janeiro de 2010

Questões ambientais como reciclagem, sustentabilidade e combate ao desperdício de recursos naturais são assuntos da atualidade. Com foco nessa temática, a prefeita Micarla de Sousa (PV) sancionou a Lei Nº 6.040, que obriga o reaproveitamento do material orgânico derivado das podas de árvores e da coleta do lixo das feiras-livres.

A legislação de autoria do vereador Ney Lopes Jr.(DEM) visa transformar o lixo em adubo, a ser utilizado nos projetos de paisagismo e ajardinamento, em hortas comunitárias e escolares promovidos pela prefeitura. O processo para reaproveitar os detritos é simplificado, e tem por base a trituração.

O parlamentar esclarece a iniciativa da proposição; "O acúmulo de lixo é um dos principais problemas das capitais brasileiras. Muitos materiais que vão para o lixo podem ser reaproveitados ou reutilizados. Daí a ideia,através de um pequeno investimento com a compra de uma máquina própria para triturar, a prefeitura economizará bastante com destinação final dos resíduos", disse Ney Lopes Jr.

O vereador reitera que a medida servirá também para preservar o meio ambiente. "Essa medida une o útil ao agradável. Para se ter ideia, Natal produz atualmente 664 toneladas de lixo por dia, e material derivado das podas são mais de 800 toneladas por ano", completou.

As despesas para executar a lei ficarão por conta das dotações orçamentárias próprias do Executivo, podendo ser suplementadas, se for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário