sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ney Lopes convidado para fazer palestras na Câmara dos Deputados

Blog Thaisa Galvão
Nota publicada em 23 de abril de 2010

A Câmara Federal, em Brasília, por proposta do deputado paulista Guilherme Campos, convidou o ex-deputado Ney Lopes para proferir conferência no plenário da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, na próxima terça-feira (27), às 14 horas. Como Ney foi o relator e autor dos textos finais das atuais leis de marcas e patentes no Brasil, e de criação de remédios genéricos, foi convidado para falar sobre “Prioridades às indústrias que produzem fármacos de medicamentos utilizados no cuidado aos doentes de AIDS e portadores de HIV“ e “Direitos de proteção patentária das substâncias farmacêuticas componentes de medicamentos produzidos pelos laboratórios estatais”.

A Comissão quer colher sugestões do ex-deputado para aperfeiçoar propostas de projetos de lei, em debate atualmente sobre o tema.

A principal questão se refere à oferta de oportunidades a pesquisadores nacionais, visando reduzir a dependência do Brasil às descobertas patenteadas no exterior. Neste particular, Ney Lopes defende a criação de cooperativas de cientistas nacionais, que fariam parcerias com entidades ou empresas, dividindo o lucro dos produtos patenteados, ao final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário