terça-feira, 27 de abril de 2010

Ney Lopes Jr. participa do Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras

Site Natal Press
Nota publicada em 27 de abril de 2010

O Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras será realizado nesta quinta-feira, 29, às 9 horas, no auditório da Assembléia Legislativa. O vereador Ney Lopes Jr.(DEM) foi convidado pela organização do evento para palestrar sobre o Projeto de Lei Nº 212/09, de sua autoria. O encontro tem por objetivo mobilizar a promoção de uma política pública de incentivo à leitura, serão realizados quatro encontros no total, distribuídos nos meses de abril, julho, setembro e novembro.

Além do vereador também participarão deste primeiro encontro o deputado Robinson Faria (PMN) e uma das fundadoras do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa.

O evento será finalizado com a palestra “Por que a leitura literária favorece a aprendizagem em geral e a cidadania?”, da professora educadora Maria do Rosário de Fátima de Carvalho, doutora em Educação, professora aposentada do Departamento de Educação da UFRN e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas.

Sobre o Fórum

Estas reuniões são voltadas aos gestores municipais, dirigentes municipais e estaduais de educação, parlamentares e diretores, coordenadores e mediadores de leitura que atuam em escolas públicas, tendo em vista a formação da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, sugerida na Lei Estadual nº 9.169/09, de autoria do deputado estadual Robinson Faria. A “Lei da Leitura Literária” dispõe sobre a criação da Política Estadual de Promoção da Leitura Literária nas escolas públicas do Estado. Representantes de outras organizações sem fins lucrativos e de interesse público de todo o Estado também são convidadas.

Os encontros estaduais do Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras são organizados pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), em parceria com o Instituto C&A, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC) e a Assembleia Legislativa do RN.

Confira a programação completa:

9h – Abertura

9h20 – Painel – “Política de Promoção da Leitura Literária para as Escolas Públicas”.

Professora Cláudia Santa Rosa – É doutora e mestra em Educação e especialista em Psicopedagogia. É uma das fundadoras do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE); Coordenadora do Projeto Escola de Leitores e do projeto político-pedagógico da Escola Estadual Hegésippo Reis, o “Casa de Saberes”.

Deputado estadual Robinson Mesquita de Faria – É formado em Direito pela UFRN, Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e autor da Lei 9.169/09, que dispõe sobre a criação da Política Estadual de promoção da Leitura Literária nas Escolas Públicas do Estado do Rio Grande do Norte.

Vereador Ney Lopes Junior – É advogado com mestrado em Direito Internacional e jornalista. Vereador pelo município de Natal, autor do Projeto de Lei 210/09, que dispõe sobre a criação da Política de Promoção da Leitura Literária nas escolas Públicas do Município de Natal /RN.

10h – Relatos de Experiências

•Projeto "O contágio pela leitura", da E. M. Manoel Raimundo, Secretaria Municipal de Educação de Água Nova/RN.

•Projeto “A Magia de contar, recontar e recriar estórias” da E. M. Terezinha de Lourdes Galvão - Secretaria Municipal de Educação de Acari/RN.

•Projeto. ”Caminhada Literária”. E M. José Machado de Souza - Secretaria Municipal de Educação de Sítio Novo/RN.

10h45– Diálogo com o público

11h – Palestra – Por que a leitura literária favorece à aprendizagem em geral e à cidadania?

Professora Maria do Rosário de Fátima de Carvalho – É doutora em Educação, Professora aposentada do Departamento de Educação UFRN, pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas – Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Educação. Desenvolve pesquisas sobre processos psicossociais de aquisição, domínio e usos da língua escrita, com publicações nacionais e internacionais em revistas especializadas, anais em congressos, Livros e capítulos de livros publicados. Sua tese de doutoramento recebeu, em 1998, da Fundação Joaquim Nabuco o “Prêmio Nelson Chaves de Teses sobre o Norte e o Nordeste Brasileiros na área de Educação. Recebeu o Prêmio “Pesquisador FUNPEC” – área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

13h – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário