quinta-feira, 15 de abril de 2010

O retorno de Fernando Lucena

Política / Observatório DN, Diário de Natal
Nota publicada em 14 de abril de 2010
Por Jussara Correia

Suplente assumiu ontem vaga de Júlio Protásio que deixou a CMN para comandar secretaria

O Partido dos Trabalhadores (PT) ganhou ontem um assento na Câmara Municipal de Natal. Retornou à Casa o vereador Fernando Lucena, que ocupa a vaga deixada pelo vereador Júlio Protásio (PSB), licenciado do cargo para assumir a Secretaria Estadual de Esportes. Na ocasião, Lucena ratificou algumas posições defendidas durante seu mandato anterior, que terminou em dezembro de 2008, e disse que fará um embate político, porém sem radicalizar. O vereador foi bem recebido pelos demais parlamentares, que num clima de descontração, afirmaram que Lucena vai "incendiar" os debates na Casa. O retorno do vereador foi prestigiado pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e o ex- presidente do diretório estadual do partido, Gerlado Pinto.

Em seu primeiro pronunciamento, o vereador já deu sinais de como será seu mandato. "Vou travar uma luta. A figura pública que ganha dinheiro do povo e não atende os interesses do povo, esse eu vou para cima. Vim para representar os mais pobres e não a elite. Queremos que a cidade melhore e vamos cobrar isso. É o papel do PT e da oposição. Essa vaga não é de Lucena, é do partido e eu volto para honrar esse mandato", declarou. Para isso, o vereador disse que irá resgatar alguns projetos, que, segundo ele, não teve "chance" de levar a diante e pretende propor novas leis para a cidade. Sobre o retorno do PT, partido que estava sem representação na Casa, Lucena disse que pretende fortalecer a oposição, mas fará isso com os "pés no chão". "Não vou ser contra a população. Os projetos que forem bons para a cidade, eu votarei a favor", declarou.

Entre os gestos de boas vindas dos parlamentares, um dos que mais chamou atenção foi o do vereador Ney Lopes Junior (DEM), integrante de um dos partidos que fazem oposição acirrada ao governo Lula. Entre uma provocação e outra, Lucena disse que possui adversários políticos e não inimigos pessoais. "Eu aprendi no PT que não lutamos contra pessoas", afirmou. Para o vereador Aquino Neto (PV), o retorno de Lucena será positivo e os debates ficarão no campo das ideias. "Ele é um amigo pessoal e na vida pública sempre foi correto. Sei que ele vai defender as boas causas. Esse debate vai ser bom para Natal", afirmou.

Os vereadores aproveitaram a ocasião para se despedir de Júlio Protásio, que esteve na Casa ontem para se licenciar. Para o vereador Enildo Alves (PSB), a escolha do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) honra a Câmara Municipal. "Na hora em que um membro desta Casa é convocado para um cargo desses, todos nós ficamos felizes", disse. A vereadora Júlia Arruda, nova líder do PSB na Casa, disse que o convite de Iberê valoriza a bancada e facilita o acesso junto ao governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário