sexta-feira, 21 de maio de 2010

Adaptações nos caixas

Economia, Diário de Natal
Nota publicada em 21 de maio de 2010

Bancos têm até 60 dias para dar mais acessibilidade ao portador de deficiência

As instituições bancárias e financeiras de Natal têm um prazo de 60 dias, a contar de ontem, para adaptar os caixas eletrônicos para o uso de portadores de deficiência físico-motora. A lei de número 6.097/2010, de autoria do vereador Ney Lopes Júnior e que trata do assunto, foi sancionada pela prefeita Micarla de Souza e publicada ontem no Diário Oficial do Município.

De acordo com as novas regras, dentro do prazo, os caixas eletrônicos deverão estar instalados em áreas com espaço suficiente para a permanência e movimentação de usuários de cadeira de rodas. A legislação também prevê que as portas tenham passagem para cadeirantes, a instalação de rampas e ainda que obstáculos e desníveis nos pisos sejam eliminados.

A nova lei estabelece que as instituições bancárias e financeiras que não cumprirem as regras estão sujeitas a punições. Dentre as penalidades, que são progressivas, estão advertências, multa no valor de R$ 5 mil e até suspensão do alvará de funcionamento.

Para o diretor geral do Procon Natal, Carlos Paiva, as novas regras são importantes porque vão melhorar o atendimento aos portadores de necessidades especiais. "Essas regras são muito importantes e, se foram aprovadas, precisam ser cumpridas", disse.

Ele ressaltou que o órgão está em constante fiscalização às instituições financeiras, mas que precisa do envolvimento da sociedade para fazer com que a lei seja cumprida com eficiência. "Existem várias leis que se referem aos bancos, como a da espera nas filas, e estamos fiscalizando todas elas. Mas é preciso que a sociedade também fique atenta e denuncie quando observar que as regras não estão sendo cumpridas. E isso não deve ser diferente com as adaptações para os caixas eletrônicos. O Procon está aberto à sociedade para garantir os direitos dos consumidores", concluiu.

Foto: Rafaela Tabosa

Instituições devem fazer mudanças nos terminais eletrônicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário