segunda-feira, 10 de maio de 2010

Este sim, MERECE!

DN Online
Nota publicada em 07 de maio de 2010

Homenagem

Há alguns anos atrás, quando Cláudia Leite recebeu o título de Cidadã Natalense, eu escrevi um artigo intitulado “A Banalização De Uma Honraria", protestando, pois a meu ver, ela não merecia esta honraria. Recebi alguns e-mails de fãs da cantora, zangados e malcriados, que em nada mudaram a minha opinião: ao meu ver, se antes de ser homenageada a loirinha do axé não merecia aquele título, depois de se tornar Cidadã Natalense, ela - que, além do desenho de um barco e de um violão que doou na época para uma instituição de caridade, nada mais fez pela cidade que a acolheu como filha - continua sem dar muita importância ao título que recebeu: vem aqui uma ou duas vezes por ano, volta para Salvador com sua conta bancária cada vez mais gorda, mas não se tem notícia de que ela faça alguma coisa em beneficio da nossa querida cidade Natal.

Se naquela época eu fiquei envergonhado com a cessão de um título puramente midiático concedido à artista baiana, hoje eu me sinto feliz, ao tomar conhecimento que a Câmara Municipal aprovou uma proposição do vereador Ney Lopes Júnior concedendo o titulo de Cidadão Natalense a um homem que, como se não bastasse ser grande como profissional, é gigante como ser humano: Canindé Soares.

O fotógrafo Canindé Soares, ao longo de três décadas – e não em apenas em dois ou três carnatais – conquistou respeito e admiração, pois além de fotografar, denunciar, informar e prestar serviço, promove e divulga Natal diariamente no seu blog www.canindesoares.com e em jornais e revistas de Natal, do Brasil e até do exterior. Conheci Canindé há mais de vinte e cinco anos; começamos como amigos, mas depois meu coração o promoveu a irmão não só pelo fato de ter estado ao meu lado como amigo e profissional em momentos difíceis da minha vida, mas também por ter recusado qualquer recompensa material em instantes fáceis da minha existência.

Munido de sua máquina fotográfica, Canindé também se especializou em disparar flashes de solidariedade, além de ser um profissional de comportamento irretocável, querido por aqueles que o conhecem como pessoa e respeitado por aqueles que conhecem seu trabalho profissional. O humilde Canindé, nascido em São Bento do Trairy, já fez por Natal o que muitos ilustres nascidos aqui não fizeram; ele é uma daquelas pessoas sobre quem se pode afirmar com absoluta certeza que jamais decepcionará quem acredita nele. E isto por uma razão muito simples: ele nasceu com o gene do bom caráter encravado no seu DNA.

Este, sim, MERECE esta homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário