terça-feira, 13 de julho de 2010

Construção de UPA em Cidade da Esperança gera debate na Câmara

Correio Político, Correio da Tarde
Nota publicada em 12 de julho de 2010

A Frente Parlamentar de Esporte, Cultura e Lazer, presidida pela vereadora Sargento Regina (PDT), discutiu na última quinta-feira (8) o impasse na construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Cidade da Esperança. De acordo com a comunidade, a Prefeitura pretende construir a UPA demolindo um espaço de esporte e lazer construído pela comunidade.

A comunidade reconhece a importância de uma UPA no bairro, mas sugere a construção em um espaço que não prejudique o esporte e o lazer no bairro. De acordo com a representante do Comitê em Defesa do Complexo de Lazer de Cidade da Esperança, Amélia Freire, a Prefeitura foi impositiva ao demolir as pistas de bicicross e de skate que já deram lugar à terraplanagem da futura UPA.

Amélia explica que o complexo foi construído pelas mãos dos esportistas e artistas moradores do bairro. "Não estão levando em consideração a saúde preventiva do bairro que incluiu o esporte e o lazer da comunidade. Além do índice de violência que aumenta quando não há esporte e lazer nos bairros", defende.

O esportista de bicicross, Peninha, emocionado transmitiu a tristeza que os moradores enfrentam com a demolição. Esportista do bairro desde 1985, Peninha tem o sentimento de perda, assim como muitos moradores.

A promotora Rozana Galvão recomendou a suspensão dos trabalhos até que fosse definido o melhor local. Amélia Freire informou que um grupo de moradores já analisou espaços melhores para o funcionamento da UPA. O geólogo ambiental, Pedro Júnior, explicou que tecnicamente a área atual representa inviabilidade por não haver escoamento de água servida. O estudo está em conclusão. Participaram dessa reunião os vereadores Ney Lopes Júnior (DEM), Hermano Morais (PMDB), Enildo Alves (PSB) e Adão Eridan (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário