sábado, 13 de novembro de 2010

Câmara Municipal de Natal homenageia Leide Morais

Arquivo SA
Nota publicada em 10 de novembro de 2010

Por iniciativa do vereador Ney Lopes Jr.(DEM), a Câmara Municipal realizará Sessão Solene próxima quinta-feira, dia 11, às 18h, para uma homenagem póstuma ao professor Leide Morais, ex-diretor da Maternidade Januário Cicco. A solenidade faz parte das comemorações dos 60 anos da Instituição Federal.

Quem foi Leide Morais?

Pai, esposo, avô. Foi professor, Tenente-Coronel, Diretor da Maternidade Escola Januário Cicco. Como gestor realizou muito pela Saúde Pública do Rio Grande Norte. Se estivesse entre nós teria hoje 83 anos. Criou o atendimento ambulatorial da Polícia Militar, de 1953 a 1962, e que foi o embrião do Hospital Coronel Pedro Germano, inaugurado em 1963.

No ano de 1961, por indicação de Onofre Lopes, substituiu João Tinoco, que renunciara à cátedra da Faculdade de Medicina, por motivo de saúde. Na mesma época foi nomeado, também, diretor da Maternidade Escola Januário Cicco. A meta primordial era transformar uma maternidade assistencial em um hospital de ensino e estruturar a disciplina de obstetrícia que funcionaria dentro de dois anos.

Leide Morais dirigiu a MEJC durante 28 anos. De 1961 a 1989. Nesse período instalou a cátedra de obstetrícia; promoveu a integração com a ginecologia, criando o departamento de toco-ginecologia; fundou a Residência Médica; instalou diversos serviços de especialidades, para o atendimento da mulher (anestesiologia, urologia, mastologia, endocrinologia, citopatologia, infertilidade, etc.); estimulou bases de pesquisas; promoveu a qualificação do quadro de professores, com a formação de mestres e doutores.

Atualmente seu legado é lembrando pela comunidade acadêmica bem como pela administração pública que o homenageou coma inauguração do busto na Maternidade Escola e também o nome de uma Maternidade na Zona Norte do município de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário