segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Gangorra Urbana

Gangorra Urbana, Correio da Tarde
Nota publicada em 25 de novembro de 2010

Novela Arena das Dunas

Pronto. Soltou a franga para entender o sentimento geral. Nenhuma empresa está interessada em construir o Arena das Dunas. Obra sonhada por um grupo que quis levar a sério a afirmativa do poeta pernambucano, Jomar Muniz de Brito, que numa tarde cinzenta sobre o Potengi disse que Natal "era a Londres Nordestina". Pensar grande é um mérito. Reconheço. Mas vamos devagar com o andor que o santo é de barro. A cidade poderia manter a estrutura planejada pelo menos em curto prazo? Na verdade, a desistência por parte do grupo de empresas, cinco consórcios, deixou muita gente, digamos, desconfiadas. Por quê?

Conseqüência

A falta de transparência, elemento presente em todo o processo, ativa a imaginação popular e há quem veja nisso tudo um esquema para que se beneficie uma única construtora e depois se rateie entre as demais. Por quê? Há entendimento jurídico de que é provável a contratação direta sem licitação dada urgência que a obra exige, mesmo dentro dos critérios do PPA.

Contratação em urgência

O secretário Fernando Fernandes também não descartou outras hipóteses como a contratação de um consórcio em caráter de urgência (sem li-citação), conforme resposta do Comitê Local da Copa no Brasil e da Fifa, ou a realização de uma nova licitação. E já houve a consulta aos organizadores? Continua ele, neste último caso, as mesmas cinco empresas que demonstraram interesse no certame desta quarta-feira poderiam participar novamente e outras interessadas teriam "carta branca" para entrar na briga. Ele fala em prazos.

Mas, cadê o cronograma?

Sobre isso, o vereador Ney Júnior do DEM, presidente da Comissão de legislação e Justiça da Câmara Municipal, quer esclarecimentos. Onde está o cronograma para realização da Copa de 2014? Ney quer saber, e a gente também, do regulamento que a Fifa traçou para as cidades sedes cumprirem até a copa de 2014? Quais os investimentos necessários? Quais os prazos para conclusão desses investimentos?

TCE não conhece

O grupo que acompanha os processos sobre a copa de 2014, em Natal, formado por órgãos como o TCE e TCU não conhece o cronograma. Aliás, esse grupo estaria reunido hoje pela manhã para também discutir os novos rumos da Copa em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário