segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Câmara Municipal de Natal aprova "Praia Acessível Lazer para Todos"

Site Noticias do RN
Nota publicada em 02 de dezembro de 2010


Para a execução do projeto, a Prefeitura Municipal poderá celebrar convênios e acordos instituições de ensino públicas, empresas privadas e Ongs.

O vereador Ney Lopes Jr. conseguiu a aprovação de mais uma proposição legislativa de sua autoria, nesta quarta-feira, 01. A Câmara Municipal do Natal confirmou por unanimidade, o Projeto de Lei de Nº 052/2010 denominado, "Praia Acessível, Lazer para Todos" que visa a inclusão portadores de necessidades especiais nas praias da capital através da prática de atividades esportiva e lazer em geral.

A iniciativa tem como objetivo, realizar o banho orientado, ações de divertimento e esporte adaptado às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ney Lopes Jr. justifica a proposição dizendo que "Este projeto já é realidade em outras cidades do país, e nossa cidade precisa se adequar para atender as dificuldades encontradas pelos deficientes. Muitos deles, aliás, acredito que nunca tiveram contato com o mar devido à existência de obstáculos, o que torna inviável tal lazer e prazer".

Segundo o autor, o projeto e estabelece ainda que a acessibilidade ao mar e à areia seja feita através de uma esteira onde diversas atividades esportivas acontecerão. Como, por exemplo, vôlei sentado, frescobol adaptado, futebol, natação. Além dessas atividades a proposta prevê a colocação de cadeiras anfíbias (cadeira adaptada para prática de atividades dentro do mar), para facilitar o acesso ao mar, acompanhamento com fisioterapeutas e profissionais da área de educação física.

Agora, depois de aprovado o projeto seguirá para apreciação da Prefeita Micarla de Sousa, se sancionado será regulamentado e aplicado de forma itinerante e acontecerá inicialmente aos domingos, das 9h às 14h, uma vez por mês em praias diferentes do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário