terça-feira, 5 de abril de 2011

Vereadores visitam AME de Brasília Teimosa

Saul Amorim
Matéria publicada em 05 de abril de 2011



Os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal visitaram o Ambulatório Médico Especializado (AME) de Brasília Teimosa, para conhecerem a realidade de atendimento no local e darem continuidade às visitas realizadas às unidades de saúde da rede municipal. O objetivo é levantar informações para poder avaliar, sugerir, ou mesmo cobrar melhorias no setor.

Franklin Capistrano (PSB), Ney Lopes Júnior (DEM), Rejane Ferreira (PMDB) e Dinarte Torres (PV), todos da comissão, e ainda o vereador George Câmara (PCdoB) coletaram informações sobre o funcionamento na AME com as gerentes Administrativa, Isaura Cristina, e de Enfermagem, Micaela Pires. Ao todo, são realizados 250 atendimentos em média, por dia, em especialidades como clínica geral, pediatria, endocrinologia, cardiologia, geriatria, fonoaudiologia, nutrição e ginecologia.

O presidente da comissão, Franklin Capistrano, destacou que o principal problema encontrado foi a demanda vinda de outros municípios. “Vem gente de várias cidades ser atendida aqui”, afirmou, lembrando que o objetivo das fiscalizações é verificar, in loco, a situação das unidades de saúde do Município. Na semana passada, o grupo já havia visitado o Centro de Referência Infantil Sandra Celeste.

Rejane Ferreira cobrou informações do atendimento e da situação dos estoques de medicamentos. Ela conversou com os pacientes e colheu dados a respeito da AME. A unidade foi inaugurada em 1º de dezembro e deveria atender apenas pessoal encaminhado pelas unidades de saúde de Santos Reis, Rocas, Brasília Teimosa, Praia do Meio e parte da Ribeira.

Ney Lopes Júnior ressaltou que a preocupação da Câmara Municipal é com o atendimento eficiente à população. Segundo ele, não adianta ficar encaminhando os pacientes de uma para outra unidade, sem resolver os problemas. Além dos vereadores, também compareceram ao local representantes da Comissão Municipal de Saúde e do Conselho de Enfermagem (Coren).

Dinarte Torres enfatizou que o problema da demanda de moradores do interior, que se utilizam de comprovantes de residência dos bairros de Natal para serem atendidos na rede municipal de Natal, é generalizada. “No Hospital dos Pescadores (Rocas) vi uma van de outra prefeitura e no Sandra Celeste dois carros com identificação de cidades de fora”, revelou.

O vereador George Câmara lamentou que a unidade tenha se tornado o destino de moradores de cidades distantes, como Assu, Nova Cruz e Goianinha, o que prejudica a atenção dada à população local. Porém lembrou que problemas como a falta de um sistema melhor integrado impede maior eficácia na prestação dos serviços de saúde.

Um exemplo disso foi o relato ouvido por ele e os demais vereadores a respeito do caso de Cleijinaldo de Souza, que há dois meses aguardava por uma consulta de urologia na unidade e somente nesta segunda foi informado que o atendimento não seria realizado na AME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário