terça-feira, 17 de março de 2009

Hospital da Mulher será inaugurado na próxima segunda-feira

Tribuna do Norte
Matéria publicada em 3 de março de 2009


Foto de Emanuel Amaral

A Maternidade Leide Morais, na zona Norte, será inaugurada na próxima segunda-feira (09) com um novo nome: Hospital da Mulher Leide Morais. A data foi confirmada ontem de manhã pela prefeita de Natal, Micarla de Sousa, durante sua segunda visita à unidade desde que assumiu o cargo. Segundo a prefeita, a mudança é necessária porque, além de maternidade, o hospital funcionará com serviços de pronto-atendimentos exclusivos à mulher, incluindo pequenas cirurgias como laqueadura e curetagem e exames de mamografia, entre outros.

“Antes a urgência ia funcionar para o público em geral, mas não seria conveniente esse serviço ao lado de uma maternidade. A mudança foi aprovada pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão e a unidade será referência no atendimento à mulher no país”, disse Micarla, que se reuniu com a direção da unidade. Outra novidade anunciada será o funcionamento do núcleo “Mãe Natalense”, que incluirá atendimento às mulheres vítimas de violência sexual.

Essa será, na verdade, a segunda inauguração do Leide Morais, que foi aberto no dia 22 de dezembro de 2008 pelo então prefeito da cidade Carlos Eduardo, mas vem funcionando apenas com orientação às gestantes. Na época, a equipe que assumiu a administração da unidade apresentou uma lista de pendências que impossibilitavam a realização dos procedimentos.

Falta de profissionais suficientes para completar a escala de plantões 24 horas, de energia elétrica, equipamentos e insumos importantes para atendimento de urgência foram alguns dos problemas apresentados. “A escala de médicos e demais profissionais de saúde está completa, há energia elétrica e os equipamentos que faltavam estão chegando. Esta semana serão acertados os últimos detalhes”, afirmou a prefeita.

A equipe do Hospital contará com 22 obstetras, 12 pediatras, 12 anestesiologistas, 23 enfermeiros, 60 técnicos de enfermagem, 6 assistentes sociais e ainda nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos e bioquímicos.

A estimativa é que o Hospital realize cerca de 300 partos por mês e 400 atendimentos de urgência. “Vamos priorizar o atendimento de urgência para nossas internas, e considerando nossa real capacidade, para que o serviço seja de qualidade”, afirma a diretora geral do Hospital, Edilsa Pinheiro.

O Hospital Leide Morais está localizado na Avenida das Fronteiras, conjunto Santa Catarina. Com a prefeita estavam o secretário municipal de Saúde, Levi Jales, os deputados estaduais Paulo Davim e Gesane Marinho e os vereadores Enildo Alves, Ney Lopes Júnior e Sargento Regina e representantes comunitários da região.

Carência
A maternidade municipal de Lagoa Seca continua fechada, e o centro cirúrgico e duas enfermarias da Maternidade das Quintas estão interditados pelo Conselho Regional de Medicina do RN. Por enquanto, no local são realizados apenas partos normais. A população aguarda pela reabertura do pronto-atendimento da Unidade Mista de Mãe Luiza, cujas obras estavam previstas para serem concluídas no carnaval, mas foram adiadas. A assessoria de imprensa da prefeitura informou ainda que após reabrir a urgência do bairro, será iniciada a reforma do ambulatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário