terça-feira, 17 de março de 2009

Micarla anuncia para o Dia da Mulher inauguração da nova maternidade

Correio da Tarde
Matéria publicada em 2 de março de 2009
Por Tiago Lopes e Alberto Leandro

Micarla de Sousa anunciou abertura da maternidadeda Zona Norte durante visita na manhã desta segunda

A prefeita Micarla de Souza visitou hoje (02) as instalações da Maternidade e Prontoatendimento Leide Morais, para conferir se já está preparada para receber pacientes. O prédio foi inaugurado no dia 23 de dezembro, no fim da administração Carlos Eduardo, mas sem iniciar o atendimento. Nos últimos meses, todos os reparos necessários foram feitos e as equipes médicas vêm resolvendo as últimas pendências. A data de inauguração oficial está marcada para acontecer um dia depois do Dia Internacional da Mulher (8), em 9 de março.

Quando inaugurada no fim de dezembro, os médicos sofreram pressão para dar início aos atendimentos ainda durante a administração do prefeito Carlos Eduardo. Só que a energia não havia sido ligada e o prédio não possuía gerador. Faltavam também carros de anestesia, cadeiras para os acompanhantes e camas para realizar os partos. A equipe médica se reuniu e entrou em consenso sobre a impossibilidade de atendimento aos pacientes nessas condições.

Segundo a chefe de enfermagem, Drª. Nívia Gerônimo, se qualquer erro acontecesse por conta da deficiência de aparelhagem, os médicos seriam responsabilizados, correndo risco de perderem até seus diplomas. "Ninguém pode ser negligente, a gente reconhece que ele (prefeito Carlo Eduardo) têm mérito em ter construído o prédio, mas não havia condições de prestar qualquer atendimento", explica.

Hoje pela manhã, a prefeita conferiu o estado das salas do prédio, elogiou o trabalho feito pela equipe médica e declarou: "na nossa administração, só inauguramos o que estiver pronto".

Compareceram ao evento várias parlamentares mulheres a convite da prefeita, como a deputada Gesane Marinho e a Vereadora Meire Regina.

Serviços voltados especialmente para mulher
Durante essa semana, antes da inauguração, apenas aconselhamento verbal por parte dos médicos está sendo oferecido à população. A prefeita anunciou na ocasião o Projeto Mãe Natalense, que será implantado na Maternidade Leide Morais. Baseado em projetos similares já testados e aprovados em cidades como Curitiba (PR) e São Paulo (SP), o Mãe Natalense irá oferecer acompanhamento a mulher durante todo o período de gestação e o pós-parto, garantindo a presença da gestante na maternidade oferecendo transporte, apoio nutricional, enxoval e todos os exames necessários para a realização de um parto saudável.

Além disso, a maternidade também será um núcleo de referência para a mulher vítima de violência sexual e oferecerá cirurgias ginecológicas, mamografia e laqueadura tubária para mulheres com mais de dois filhos e acima dos 25 anos. A Maternidade Leide Morais possui a capacidade de realizar 300 partos por mês e atender 400 mulheres no pronto atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário