terça-feira, 21 de abril de 2009

Oliveria Wanderley

Blog Oliveira Wanderley / www.oliveirawanderley.com.br
Matéria publicada em 13 de abril de 2009

Foto: Elpídio Júnior

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal recusou nesta segunda-feira(13), durante audiência pública, o relatório anual da gestão da Secretaria Municipal de Saúde relativo a 2008. Audiência foi proposta pelo vereador Franklin Capistrano, presidente da Comissão de Saúde da Câmara.

A Comissão optou por recusar o relatório, pois ele não apresentava dados considerados importantes para uma análise mais aprofundada, principalmente no que se refere ao caso dos medicamentos vencidos.

Na ocasião, o vereador Ney Júnior fez uma sugestão ao representante da prefeitura, o secretário adjunto de Saúde Ronaldo Cavalcanti. O vereador pediu a suspensão da incineração dos remédios vencidos encontrados no galpão de armazenamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Relatório deficitário - O pedido do parlamentar tenta impedir o comprometimento da investigação do caso dos medicamentos vencidos. É que no relatório anual de gestão não constam dados básicos sobre os medicamentos, como os números dos lotes. “Caso seja queimado, ficará impossível comparar as informações”, disse Ney Jr.

“Julgo o relatório deficitário no que diz respeito a algumas declarações. Pelo que li, a prefeitura realizou 127 processos licitatórios, alguns com dispensa. No entanto, no relatório não está dito quais são e a razão da dispensa, como determina a legislação federal”, frisou Ney.

E acrescentou: “É importante que tenhamos conhecimento para que possamos desempenhar o papel de fiscalizador que tem o poder legislativo. No propósito de proporcionar saúde pública de qualidade, precisamos ter essas informações detalhadas”.

Comissão - Na audiência pública, Ney Jr. também sugeriu a criação de uma Comissão Especial de Inquérito Mista.

“Gostaria de deixar outra sugestão para que pudéssemos criar uma Comissão Mista, em conjunto com a Assembléia Legislativa, ou convidássemos os deputados que têm demonstrado essa preocupação, como Paulo Davim(PV),” declarou o vereador.

Visita – Nesta terça-feira(14), a Comissão de Saúde irá visitar, às 10h30, o Departamento de Materiais da Prefeitura-DMP.

É o local do almoxarifado da Secretária Municipal de Saúde onde estão os medicamentos vencidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário