segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Vereadores dizem que Copa do Mundo em Natal terá pouca segurança

O Corpo de Bombeiros Militar do RN abordou a questão da segurança nas instalações da Copa do mundo de 2014 em audiência pública realizada por iniciativa da vereadora Sargento Regina (PDT)

Portal Na Boca do Mundo
Matéria publicada em 8 de outubro de 2009

Segundo a vereadora, é preciso muita responsabilidade na área de prevenção de acidentes para que os jogos aconteçam traquilamente. “Precisamos nos preparar diante da grande responsabilidade quanto à segurança dos estádios para que um acidente não transforme o espetáculo em catástrofe. O corpo de bombeiros é uma instituição de muita importância que assegura desde a construção de edificações até o funcionamento seguro dos jogos”, destaca.


O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, Coronel Claudio Christian, apresentou a estrutura física, as atividades desenvolvidas, o pessoal efetivo e as necessidades atuais da classe. Segundo os dados apresentados, existem 584 bombeiros efetivos e 84 em formação. As diretrizes da Fifa recomendam o efetivo de 2000 bombeiros para a copa do mundo. “Infelizmente o Brasil não tem a cultura da prevenção. O efetivo em Natal não atende a demanda de serviço atual e esta realidade compromete a segurança da copa do mundo de 2014”, ressalta.


O Presidente da Associação dos Bombeiros Militar (ABM/RN), Rodrigo Maribondo, ressaltou o avanço na aquisição de equipamentos. Segundo ele, sobram equipamentos e falta efetivo. “Essa realidade é curiosa, pois em 2002 enfrentávamos falta de equipamentos nas unidades que hoje foi superada. O problema de hoje é que existe a necessidade de ampliarmos o efetivo”, ressalta.

Maribondo explicou que existe um déficit de quase 50% do efetivo atual e esse número aumenta durante os jogos da Copa. “A necessidade atual está além da gestão interna. É preciso que exista um planejamento anual do governo para que os concursos aconteçam e o efetivo seja reposto”, argumenta.


A vereadora Júlia Arruda (PSB) lembrou o exemplo do grupamento de prevenção em estádios do Rio de Janeiro, bem como a necessidade de que bombeiros e policiais participem de cursos de inglês para que atendam bem aos turistas, principalmente em situações de perigo.


O vereador Hermano Morais (PMDB) destacou a importância do Corpo de bombeiros na vida cotidiana da cidade, bem como durante os jogos. “Precisamos de mais atenção a essa corporação. Existe uma deficiência de pessoal que precisa de resposta imediata do governo. Vamos torcer para que Natal possa superar essa deficiência e que não seja colocada em risco a segurança dos torcedores da cidade e de todo o mundo que venha nos visitar”, declara.


Também participaram ativamente dos debates os vereadores Aquino Neto (PV), Adão Eridan (PR), Raniere Barbosa (PRB), Maurício Gurgel (PHS), Paulo Vagner (PV), Franklin Capistrano (PSB) e Ney Lopes Júnior (DEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário