quarta-feira, 17 de março de 2010

OAB nega irregularidades na divulgação do nome de infratores no trânsito

Nominuto
Nota publicada em 15 de março de 2010

Secretário geral da Ordem, Paulo Coutinho, afirma que procedimento é até benéfico para os proprietários de veículos.

A divulgação de nomes e placas de carros de Infratores de trânsito no Diário Oficial do Município é benéfica para os proprietários dos veículos, segundo o secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil no RN (OAB/RN), Paulo Coutinho.

Este procedimento foi criticado pelo vereador Ney Lopes Jr. (DEM), conforme divulgado em reportagem do Nominuto.com da última quinta-feira (11). Segundo o vereador, a atitude da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) seria incorreta por infringir o Código de Defesa do Consumidor.

Para o secretário geral da OAB, contudo, a questão da publicação não é, sequer, de consumo. “É uma relação meramente administrativa. Na verdade, a publicação serve apenas para contatar proprietários que não foram encontrados através dos dados cadastrais do Detran”, explica Coutinho.

Este seria o caso de quem mudou de endereço ou transferiu o veículo sem comunicar ainda ao Departamento de Trânsito. Ainda de acordo com Coutinho, esta é uma prática utilizada pela Semob há muito tempo e que gera resultados positivos.

“Se a secretaria não localiza a pessoa, não pode multar. Para tanto, o proprietário deve ser intimado. Assim, caso a pessoa não seja encontrada, a notificação através de edital deve deixar o proprietário a par da notificação e assegurar seu direito de defesa”, completa.

As pessoas que tiveram seus nomes divulgados no Diário Oficial do Município têm um prazo de 30 dias para recorrer junto ao Detran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário