segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vereadores debatem cultura natalense

Correio Político, Correio da Tarde
Nota publicada em 14 de maio de 2010

Depois da reunião da Frente Parlamentar de Cultura, Esporte e Lazer que aconteceu pela manhã, vereadores da Câmara Municipal de Natal estenderam o debate para a sessão plenária desta quinta-feira, 13/05.

Segundo a vereadora Júlia Arruda (PSB), no ano passado, foi apresentado um projeto de lei que estabelecia a criação fundo municipal para cultura, de sua própria autoria, que foi vetado pelo executivo Municipal, já que "se tratava de uma iniciativa que não cabia ao legislativo, mas sim ao executivo municipal".

"Também foi argumentado que este fundo já existia. No entanto, através de pesquisas, descobri que não há nenhuma lei específica criando o fundo, mas sim leis que mencionam o fundo, sem que ele exista. Por isso, precisamos reabrir a discussão
sobre o assunto. Porque nossa cultura e nosso esporte precisam de apoio", afirmou a vereadora.

Júlia Arruda também elogiou a participação da Prefeitura, por meio do presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, na reunião da Frente Parlamentar de Cultura, Esporte e Lazer.

O vereador Ney Lopes Júnior (DEM) sugeriu que o Poder Público pense a viabilização de projetos a favor da cultura mais além da dependência de recursos dos governos municipal, estadual e federal.

"Existem outros meios de se conseguir recursos, por meio de fundos internacionais, por exemplo. Se formos buscar outras formas de promover cultura, esporte e lazer, podemos ver de fato uma mudança nestas áreas tão importantes para o desenvolvimento do nosso município", destacou o parlamentar democrata.

Sobre a ampla discussão que os vereadores estão se disponibilizando sobre o tema, o vereador Ranieri Barbosa (PRB) criticou a ausência do Governo do Estado diante do debate.

Segundo o vereador do PRB, era uma obrigação do executivo estadual participar dessa mobilização que está sendo proposta e que envolve gestores municipais e representantes do cenário cultural do município.

"Ë preciso que a sociedade observe quem tem atitude e quem tem discurso”, destacou o vereador do PRB.

Júlia Arruda, Ney Lopes Júnior e Raniere vêm se destacando nos debates da CMN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário