DN online
Matéria publicada em 07 de abril de 2011
A Câmara Municipal de Natal aprovou na sessão desta quinta-feira (7) a criação de duas medalhas de honra, as de Mérito Legislativo e de Mérito Djalma Maranhão, e ainda a concessão de três títulos de Cidadão Natalense, a serem entregues ao empresário Mário Carvalho, à atriz Eva Wilma e ao procurador Fernando Gaburri.
Proposta de autoria do vereador Júlio Protásio (PSB), a Medalha Municipal Mérito Djalma Maranhão será entregue aos profissionais, instituições e empresas por “práticas inovadoras e práticas educativas”. São seis categorias: Educação Fundamental, Educação Intermediária, Educação Superior, Práticas Sociais Inclusivas, Educação em Direitos Humanos e Vulto Educacional post morten.
Já a Medalha e o diploma de Mérito Legislativo, propostos pelo vereador Ney Lopes Júnior (DEM), serão destinados às pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado relevantes serviços ao município, ou “demonstrem apreço e interesse pelo seu desenvolvimento”. As indicações serão feitas através de requerimento apresentado pelos vereadores e aprovado em plenário, por maioria simples. Serão agraciados também todos servidores da Câmara que tenham completado 25 anos de prestação de serviços à instituição, sem reprimendas na ficha funcional.
Os vereadores aprovaram ainda a concessão de título de Cidadão Natalense ao empresário Mário Carvalho, diretor geral da TAP no Brasil. Propositor da homenagem, o presidente da Câmara, vereador Edivan Martins (PV), chamou atenção para os benefícios gerados à cidade pela vinda de turistas trazidos pela companhia aérea, sobretudo de Portugal e toda a Europa, além das parcerias da empresa com a administração municipal na captação de mais visitantes.
Outro agraciado com o título de Cidadão Natalense foi o procurador do Município, Fernando Gaburri, apontado pela propositora do título, vereadora Júlia Arruda (PSB), como um “exemplo de vida e superação”. O jovem, de apenas 31 anos, perdeu a visão aos 20 e enfrentou todos os obstáculos comuns a um deficiente visual para concluir o curso de Direito, obter um mestrado pela PUC, além de ser aprovado em concurso para a Procuradoria, tornar-se professor universitário e escritor.
A Câmara aprovou ainda o titulo de Cidadã Natalense para a atriz Eva Wilma Riefle, por proposição de Júlio Protásio (PSB). O vereador destacou a ligação da atriz global com a cidade, lembrando que Eva Wilma é “madrinha” e uma das grandes incentivadoras do Festival de Cinema de Natal (Festnatal).
Nenhum comentário:
Postar um comentário