Nominuto
Matéria publicada em 08 de abril de 2011
A Câmara Municipal de Natal realizou na manhã de ontem (quinta-feira,07) uma audiência pública proposta pela vereadora Júlia Arruda (PSB) para discutir as Políticas Públicas para a Juventude da cidade. Marcaram presença no plenário da Casa líderes de movimentos sociais organizados que tiveram a oportunidade de debater os desafios enfrentados pelos jovens na sociedade, além de representantes da Diretoria dos Direitos Humanos de Natal, Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE), Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e Secretaria de Juventude Esporte e Lazer(SEJEL).
Para a vereadora Júlia Arruda esta é a oportunidade para os gestores municipais prestarem esclarecimentos sobre as políticas públicas direcionadas para os jovens em Natal. “É preciso que existam investimentos e projetos sérios em educação, esporte e cultura para a juventude. Também é necessário que o jovem seja incentivado a participar do debate político”, afirmou a parlamentar.
Júlia lembrou que o Brasil é o quinto país do mundo com maior percentual de jovens na faixa etária dos 15 aos 24 anos e que responde por 50% de todos os jovens da América Latina. “Tratar com desdém estes relevantes atores da nossa sociedade é algo injustificável”, ressaltou.
Rodrigo Cintra, titular da SEJEL, afirmou que está empenhado no trabalho para a juventude nas comunidades mais carentes da cidade. “Estamos realizando um diagnóstico da situação dos jovens em todas as regiões de Natal”. Ele disse que ficou surpreso com o empenho da equipe da SEJEL que “tem realizado projetos importantes no campo da capacitação profissional e cultura”.
Segundo o coordenador do Centro acadêmico de Gestão de Políticas Públicas da UFRN, Adler Barros, esta audiência tem a finalidade de cobrar do poder público ações consistentes para a juventude. “Os jovens de Natal precisam discutir questões que estão diretamente ligadas ao seu cotidiano. É bom ver a motivação de todos e espero que esse momento possa gerar medidas concretas”, concluiu.
Também participaram da audiência os vereadores Ney Lopes Jr. (DEM), Julio Protásio (PSB), George Câmara(PCdoB), Rejane Ferreira (PMDB) e Dinarte Torres (PV).
Nenhum comentário:
Postar um comentário