domingo, 3 de julho de 2011

"Dia D" para a CEI das Obras Inacabadas

Política, Diário de Natal
Matéria publicada 30 de junho de 2011

Desinteresse dos próprios governistas dificulta formação da comissão que investigará gestão passada

O presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), vereador Edivan Martins (PV), divulgará hoje a formação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) das Obras Inacabadas, que terá três membros. Por enquanto, ele só anunciou a indicação do vereador Assis Oliveira (PR). Edivan admitiu que está tendo dificuldades para formar a comissão por falta de interesse dos parlamentares em participar do inquérito.

Como Assis é da oposição, os outros nomes indicados deverão ser da base governista. No entanto, pode haver uma formação excepcional com dois membros da oposição e só um da base, devido à resistência dos parlamentares governistas em participar. Para evitar que isso aconteça, Edivan está pedindo indicações aos partidos. O líder da prefeita na Casa, vereador Enildo Alves (sem partido), também frisou que está difícil formar a comissão.

A base governista possui 13 parlamentares. Entre eles, Edivan e Enildo, que não podem compor as comissões por serem presidente da Casa e líderda prefeita, respectivamente. Três foram designados para a CEI dos Contratos: Heráclito Noé (PPS), Chagas Catarino (PP) e Franklin Capistrano (PSB). Outros quatro se negaram a investigar o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT): Júlio Protásio (PSB), Dickson Nasser (PSB), Adenúbio Melo (PSB) e Bispo Francisco de Assis (PSB).

Com isso, somente quatro parlamentares ficam como opções para participar do inquérito das obras inacabadas: Ney Lopes Júnior (DEM), Maurício Gurgel (PHS), Aquino Neto (PV) e Albert Dickson (PP). Aquino Neto já declarou que não pretende participar da comissão. Albert pode ser impedido de participar devido ao contrato de uma clínica que leva seu nome com a prefeitura. Ele nega ter participação nos lucros da clínica. Com isso, os nomes mais prováveis para compor a comissão junto com Eridan são Ney Júnior e Maurício Gurgel.

LDO

Devido ao grande número de emendas que ainda serão discutidas, a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012, que deveria ter ocorrido na última terça-feira, foi adiada para a sessão de hoje, com início previsto, excepcionalmente, para as 12h. A Câmara Municipal só poderá entrar em recesso após a aprovação da LDO. Foram apresentadas 18 emendas ao projeto original enviado pelo Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário