quinta-feira, 13 de maio de 2010

Tensão no plenário e nas galerias da Câmara de Natal

Blog Abelhinha.com
Nota publicada em 12 de maio de 2010


Capistrano e Ney Jr conversam com motoristas e cobradores - Foto Anna Cláudia Costa

Tudo começou na sessão de ontem à tarde, com a negação do trâmite em regime de urgência ao projeto do vereador Franklin Capistrano, que veta dupla função de cobrador/motorista nos transportes coletivos de Natal.

Na tarde desta quarta-feira, a sessão na Câmara Municipal de Natal foi coberta por nuvens sobrecarregadas de alfinetes da destemperança. Com direito a galerias lotadas de motoristas e cobradores. Sessão, diga-se, presidida excepcionalmente pelo presidente (isso mesmo – sua ausência e costumeira) Dickson Nasser.

O vereador democrata Ney Jr pediu que entrasse em pauta três projetos de sua autoria para revisão do regimento interno, abrindo brecha para também ser integrado a pauta o projeto de Capistrano. Mas o pedido foi negado.

De orelha em pé em torno da votação anunciada desde a semana passada, o SETURN enviou seu assessor-mor Augusto Maranhão, que chegou à CMN declarando em alto e bom som: – “Vim fazer lobby!”.

Ou seja: persuadir os vereadores a votar contra o projeto da dupla função.

- “O SINTRO é um sindicato forte, a gente (Seturn) deve resolver isso direto com o sindicato”, argumentou Maranhão.

Detalhe: O projeto de FC deu entrada na tramitação em dezembro de 2009. Não foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça com os três votos contrários de Adenúbio Melo, Bispo Francisco de Assis e Chagas Catarino. Os únicos votos favoráveis foram de Ney Jr e Aquino Neto.

No meio da discussão, surgiu a opção de ser realizada uma audiência pública na próxima terça-feira, às 9h, e uma reunião, na presidência, entre representantes do SINTRO e do SETURN com os vereadores.

Resumo da opereta: a votação está adiada por mais uma semana e o projeto continua engessado pois não foi derrubado o parecer da CCJ.

Tensão tanta, que até a calma e a tranquilidade de Capistrano em alguns momentos foram abaladas, com direito a alteração no tom de voz.

Em tempo: sexta-feira é dia de acordo entre SINTRO e SETURN sobre o dissídio coletivo da categoria, no Tribunal Regional do Trabalho.


Conversa entre osvereadores Raniere Barbosa, Dickson, Ney e Júlia Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário